segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Transporte público em Berlin

A Alemanha oferece um bom serviço de transporte público. Trens, metrôs, bondes e ônibus cumprem horários e normalmente são bem confortáveis. Nós não estamos acostumados e levamos um tempo para entender como aproveitar da melhor maneira possível os meios de transporte. E em Berlin, que é a maior cidade da Alemanha, tudo parece muito longe, mas, se souber usar as diversas modalidades de transporte público chega-se rápido a qualquer lugar.


Vale a pena estudar os mapas da cidade e decifrar as siglas e ícones das tabelas antes de comprar os bilhetes.

As principais siglas são:



O bilhete de transporte de Berlin é válido para todos os modais dentro da zona geográfica escolhida e pode ser comprado por intervalos de tempo -  horas, dias, semana, etc.   Em Berlin os trens S complementam as linhas  U e M, além do BUS.  A Zona A compreende o  grande centro da cidade (antigos centros ocidental e oriental) onde se encontram os principais destinos turísticos.  A área B leva ao final das estações do U e M, são zonas afastadas do centro da cidade e com menos atrativos turísticos.  A zona C leva para as regiões muito afastadas no final das linhas S e ainda dos trens regionais. Então, para  quem estiver fazendo turismo e gostar de passear por toda cidade uma boa sugestão é comprar o bilhete AB válido por um dia inteiro.  Assim, pode-se andar de ônibus com a linha 100, por exemplo, que percorre o centro de leste a oeste, entrar e sair nos locais de interesse e retomar ao ônibus que passa a cada 10 minutos. 

Explorar as ruas ao redor do Potsdamer Platz, da Französischer Strasse, da grande rua Friedrichstrasse ou descer na Alexanderplatz e pegar uma linha M e passear pelo antigo centro oriental da cidade são boas alternativas para explorar o centro da cidade.

Bicicletas
Se tiver disposição e o clima ajudar uma opção divertida é a bicicleta. É muito fácil se localizar em Berlin, para um lado pode-se orientar pela onipresente torre da antena de televisão e para o outro a interminável Avenida Unter den Linden. Se respeitar os sinais das ciclovias, não terá nenhum problema, pois os motoristas de carros, ônibus e de bondes elétricos parecem conviver em harmonia com ciclistas, cada um no seu espaço e respeitando os sinais.

Nas ruas mais movimentadas ou às margens do rio Spree, onde há passeios para pedestres e ciclistas a bicicleta é uma boa opção para visitar todos os pontos turísticos da cidade.




Nosso próprio circuito cicloviário!


Vídeo sobre nosso passeio em Berlin:


Nenhum comentário:

Postar um comentário