quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Heimweh e a nossa saudade

Ontem começamos a arrumar nossas coisas para verificar se as quatro malas comportariam tudo o que temos para levar de volta. Embalados por uma garrafa de vinho começamos a conversar sobre os sentimentos que nos ligam agora à Alemanha, depois de mais de um mês conhecendo um pouco das idiossincrasias, da cultura e da civilidade desta terra. Também falamos sobre a saudade que já estamos sentindo da família, dos amigos e do trabalho no Brasil.

Nós, brasileiros, nos orgulhamos do nosso idioma pela palavra "saudade", que sempre fazemos questão de lembrar: só existe em Português! Porém, na minha reflexão de ontem percebi que em alemão existe uma palavra ainda melhor para definir esse aperto que sentimos quando estamos longe do que amamos: Heimweh. Na minha tradução livre e literal seria algo como "Dor do lar", ou "Dor de estar longe do lar". E o que é senão dor esse sentimento? Logicamente não é dor física, mas uma dor na alma, no coração, uma vontade de ter de volta um pouco daquilo que deixamos para trás. O idioma alemão é muito claro e objetivo, e não poderia deixar de ser para definir também a saudade.

Cheguei à conclusão de que estou com saudades do Brasil, mas vou ficar com "Heimweh" da Alemanha.



Jantar feito em casa

Ontem resolvi fazer uma coisa diferente. Normalmente, para comer em casa, compramos comida pronta ou congelada, que só precisa ser aquecida no microondas e massa, que basta cozinhar no fogão. Mas, ontem, queria comer algo com gostinho de "feito em casa" e comprei uma carne de porco já temperada e cortada em filés para fritar. Imaginem o que é fazer fritura em um apartamento minúsculo sem poder abrir as janelas porque estava caindo neve lá fora! A comida ficou ótima, mas o cheiro no apartamento nos obrigou a passar um pouco de frio e abrir pelo menos a janela da cozinha!


Últimos dias em Munique

No sábado deixaremos Munique. Estamos aproveitando esta semana para fazer as últimas comprinhas e marcar os últimos compromissos. Hoje à tarde, depois da aula, visitaremos a Câmara de Artes e Ofícios da Alta Baviera, que tem parceria com a Acib em Blumenau, para conhecer um pouco do trabalho deles.

No final da tarde tomaremos um café com aquela senhora que conhecemos na Ópera. Ela nos escreveu diversas vezes convidando para fazer algum programa, mas nunca conseguíamos (sim, a nossa agenda aqui está quase como no Brasil!). Finalmente, marcamos para hoje.

Amanhã, sexta-feira, jantaremos com amigos do Klaus (aquele amigo do Sylvio alemão que está morando na Áustria e veio para cá outro dia para jantar conosco). Ele tem amigos aqui em Munique que gostam muito do Brasil e querem nos conhecer. Já conversamos com eles por telefone e email e marcamos para esta sexta.

Sábado iremos a Frankfurt. Na verdade, a uma cidadezinha vizinha, que fica bem próxima ao aeroporto. Chama-se Kelsterbach. Ficaremos lá até dia 31, quando voltamos para casa!

Ontem ficamos muito felizes ao receber um presente da nossa amiga Sabine, aqui da Alemanha. Infelizmente, não conseguiremos nos encontrar. Mas, ela nos mandou um lindo cartão postal e livros para treinarmos nosso alemão!

Um comentário:

  1. Oi amigos, tambem estamos com saudades de voces, e ja reservem na agenda brasileira uma noite pos 10 de fevereiro, pois quando voltarmos de orlando queremos saber detalhes desta espetacular aventura, um abraco. Ma, Lu e db.

    ResponderExcluir