quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Programação cultural

Ontem fizemos um programa muito especial, fomos assistir à opera Der Fliegende Holländer, ou "O Holandês Voador", de Richard Wagner.

A programação de espetáculos do Bayerische Staatsoper é incrível, tem ópera toda semana, diversas apresentações de balé, concertos, peças de teatro. Só é uma pena que os principais espetáculos que gostaríamos de ir já estavam com os ingressos esgotados. Mas, conseguimos ainda ingressos para a peça "Candido ou o Otimismo", inspirada no livro do Voltaire que eu adoro.

Bom, voltando à ópera de ontem. Uma dica, então, é procurar com antecedência a programação e ver o que interessa para não perder a oportunidade. É possível comprar pela internet no site do teatro.

O teatro é lindo, vale muito à pena assistir a um espetáculo lá, mesmo para quem não gosta muito de ópera ou de música clássica, porque só conhecer o local já é maravilhoso. Ele está em funcionamento desde 1763. É emocionante saber que diversas óperas do Wagner, por exemplo, estrearam lá há cerca de 200 anos, como "As Walkirias", "O Ouro do Reno" e "Tristão e Isolda", além do "Idomeo", de Mozart, entre tantas outras. Para ter uma ideia, Richard Strauss já foi diretor musical do teatro.

A montagem de ontem foi impressionante, cenário e figurino impecáveis, uma orquestra espetacular, enfim, foi mais um programa inesquecível que a Alemanha nos proporcionou.

Ao final do espetáculo, mais uma boa supresa. Conhecemos uma alemã que ficou interessada em nossa história ao saber que éramos do Brasil (tenho a impressão que dizer que somos do Brasil sempre causa um misto de surpresa com curiosidade, ainda mais o Sylvio falando fluentemente alemão, todos fazem aquela "cara de espanto"). Então, ela pediu nosso contato e nos deu o dela, já nos escreveu um email convidando para fazer alguma programação turística com ela e se dispôs a nos ajudar no que for preciso.

Outra notícia, a Gertraud, a minha "prima" alemã, nos convidou para irmos novamente visitá-la na semana que vem. Ela vai cozinhar Semmelknödel e nos levar a Rosenheim. A filha dela, Larissa, também me escreveu e disse que quer nos conhecer.

Algumas fotos de ontem à noite:

Nós no metrô a caminho do teatro.

 Em frente ao teatro.

 Na escadaria principal.

O Sylvio todo lindo de roupa nova - com direito a gravata combinado com lencinho e tudo!

3 comentários:

  1. Casal chiquérrimo......quero ver vocês entrarem no clima de Bnu, após o retorno do primeiro mundo.

    ResponderExcluir
  2. Um pedido...mandem um ola para nos pobres mortais na proxima postagens... Vou preparar aquele churrasco na volta de vcs...carre huuumm
    db ma e lu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi DB, Ma e Lu! Tudo bem com vocês? Nossa, ficamos loucos de vontade de comer aquele carré que só o Daniel sabe fazer!! Lembrei-me de vocês e fiz um post sobre o apê hoje! Beijos

      Excluir