sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Um pouco de trabalho

Ontem fomos visitar a Câmara de Artes e Ofícios da Alta Baviera (Handwerkskammer für München und Oberbayern - HWK), encontro que já havíamos agendado no Brasil antes da viagem. A instituição possui parceria com a Acib, por meio da Fundação Empreender, que leva a metodologia dos Núcleos Setoriais da Alemanha para o Brasil.

Fomos recebidos pela Tamar Turiello, Sandra Schwab e pelo Jens Christopher Ulrich.

O assessor de imprensa da HWK, Jens Christopher Ulrich apresentou todo o trabalho desenvolvido no relacionamento com a imprensa e com os associados, por meio do website da associação e um jornal impresso semanal. Também expliquei um pouco sobre como é feito o trabalho para a Acib e a Câmara de Indústria e Comércio Brasil-Alemanha em Santa Catarina, que são atendidas pela Presse e possuem semelhança com as atividades da HWK. O trabalho da assessoria de imprensa da HWK é bem parecido com o que fazemos no Brasil.

A responsável pela área de marketing e cursos profisisonalizantes, Sandra Schwab, comentou sobre a dificuldade de atrair jovens para os cursos técnicos e profissionalizantes e apresentou as novas campanhas de marketing direcionadas a esse público. Ela também detalhou todo o processo de criação da nova identidade visual da HWK. O Sylvio ficou bastante interessado nesta questão dos cursos técnicos, porque ele coordena o Centro de Ensino Profissionalizante da Prefeitura em Blumenau e percebeu que as dificuldades são bem parecidas, principalmente com relação à atração de interessados para este tipo de trabalho.

A HWK agrupa todas as empresas nas áreas de comércio e prestação de serviços na Alemanha e é dividida por regiões. Além da formação profissional, oferece assessorias em diversas áreas e apoio na criação de novas empresas. Na região de Munique e Alta Baviera são 78 mil empresas associadas. Em 2011 24,2 mil pessoas concluíram cursos profissionalizantes e técnicos oferecidos pela instituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário