quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Encontrando mais um pouco da minha história na Alemanha

Nesta viagem ganhei um presente muito especial, raro, difícil de encontrar. Ganhei uma parte da minha história que estava perdida em um passado com poucos registros, pouca memória, escassos relatos. Possuíamos quase nada de informação sobre nossos antepassados. Sabíamos que eles haviam vindo da Alemanha e ponto.

Hoje, eu tenho noção de onde vim, sei onde estão minhas raízes, conheço parte da família que ficou para trás enquanto uns poucos aventureiros ganharam o mundo buscando não se sabe bem o quê, talvez novas oportunidades, uma vida diferente, colecionar novas experiências... Hoje eu sei que o primeiro e único "Soethe" que saiu da Vestfália para chegar a São Ludgero, no sul de Santa Catarina, o fez por volta de 1860. Não conseguimos chegar a conta certa, mas quatro ou cinco gerações nos separam. Entre este espaço antes vazio agora há a Gertraud, o Leonard e a Larissa, meus "primos" alemães.

Passamos mais uma tarde agradável com eles hoje, envolta de boa comida, intenções sinceras e muito carinho. Perguntamos sobre os sentimentos deles ao promovermos esse encontro e eles nos falaram o quanto era importante para eles reencontrar as raízes que o tempo distanciou. Para mim também, e tenho certeza que meu pai também se emocionaria com esse encontro. Espero que ele ainda tenha oportunidade de passar por essa experiência.

É claro que, na prática, isso não muda muita coisa na minha vida, mas, acalenta meu coração saber agora de onde eu vim, pelo menos parte dessa história.






Nenhum comentário:

Postar um comentário