segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Preservação da história e do patrimônio

Uma das coisas que impressionam na Alemanha é como as pessoas possuem um senso de civismo avançado e cuidado com o que é público. Ao contrário do que acontece em muitos lugares, onde o que é público é considerado “patrimônio de ninguém”, aqui parece que todo mundo se sente dono do que de fato é de todos. O patrimônio público é preservado com cuidado por todos. Raramente vemos atos de vandalismo nas ruas, nos metrôs, nos trens, nos monumentos espalhados pelas cidades.

Outra característica interessante é o apreço pela preservação da memória histórica. Por todos os lados vemos majestosas igrejas, construções imponentes, museus, prédios públicos, etc, que foram destruídos na Segunda Guerra Mundial, mas depois restaurados preservando os traços originais. Em outro país, talvez, se algo fosse destruído dessa forma, logo que possível se construiria algo mais moderno, diferente. Aqui na Alemanha, não, eles têm respeito pela história, pela reconstrução do passado, mesmo que parte dela ainda represente uma ferida aberta para muitos.

Ao mesmo tempo, essa história convive de forma muito harmônica com a modernidade. É incrível como eles conseguem mesclar essa coisa da tecnologia e tradição. Não dá para descrever, só vendo mesmo para entender.



Em frente à Berliner Dom, catedral de Berlin construída entre 1895 e 1905.

 Olhando o mapa em frente à Rathaus, a prefeitura de Munique.


Nenhum comentário:

Postar um comentário