segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Raízes na Alemanha

Vou contar para vocês um pouquinho de uma experiência muito bacana que tivemos na Alemanha. Bem antes de viajarmos, há cerca de um ano, uma senhora chamada Gertraud Soethe me encontrou pelo Facebook para saber sobre minha ascendência, uma vez que um dos irmãos do bisavô dela havia imigrado para o Brasil no século XIX e ela não sabia de mais informações sobre esta parte da família. Após eu e o Sylvio pesquisarmos em registros de batismos e casamentos em igrejas, conseguimos reconstituir parte da minha árvore genealógica referente à família do meu pai até o primeiro "Soethe" que veio ao Brasil, mais precisamente a São Ludgero: Franz Anton Soethe. Para minha felicidade e surpresa, era o irmão do bisavô da Gertraud.

Resumindo: nos correspondemos durante todo este ano e no sábado passado, dia 7, fomos visitá-la em Bad Endorf, uma cidadezinha próxima a Chiemsee, no sul da Alemanha, quase fronteira com a Áustria.  A família dela nos recebeu com muita hospitalidade e um almoço delicioso. Depois, Gertraud nos levou para conhecer o Herrenchiemsee, um dos antigos palácios do rei Ludwig II, que fica na ilha de Chiemsee.

Estava muito frio, nevando, mas foi muito bom conhecer um pouco das nossas raízes aqui na Alemanha. Conversamos muito. Uma das coisas legais que ela me falou é que viu uma foto do meu pai no meu Facebook e achou muito parecido com o tio dela, e que eu me pareço com a filha dela. Ela também disse que hoje não deve ter mais do que uns 20 Soethe na Alemanha, que é um sobrenome bem raro.

Sobre o castelo Herrenchiemsee, vale muito à pena ir conhecer. Fica a mais ou menos uma hora de Munique de trem. É um monumento à admiração de Ludwig II pelo rei Luís XIV da França. Prova disso são so diversos quadros do rei francês espalhados pelo castelo. Ele foi idealizado como uma réplica do Palácio de Versailles, mas apenas uma parte foi construída antes da morte do rei Ludwig II. Cinquenta das 70 salas ainda estão inacabadas. Ele foi construído de 1878 a 1886. Mas teve que ser interrompido por falta de dinheiro. Dizem que Ludwig só viveu 16 dias no palácio.


Sylvio, Leonard, eu e Gertraud, minha "família" na Alemanha.

No barco que leva à ilha de Chiemsee, onde fica o castelo.

Eu e Gertraud

A imagem do local no final da tarde.

2 comentários:

  1. Muito legal esta história de reencontrar uma parte da familia Soethe. Tenho acomp

    ResponderExcluir
  2. Nossa, Cris, deve ter sido ótimo encontrar uma parte tão distante da família. Visse fotos da filha dela? :)
    bjs

    ResponderExcluir