terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Café com bolo

Passando esses dias aqui na Alemanha pudemos comprovar aquela conhecida máxima de que esta é "a sociedade do café com bolo". Sabe qual é o cheiro de Munique para mim? É cheiro de pães e doces recém saídos do forno. O de Berlin é o das salsinhas (Brackwurs, Currywurst e todas as suas variações). Ou seja, o cheiro da Alemanha é cheiro de comida. Tenho certeza que vou sempre me lembrar das estações de metrô e todas as suas "Bäckerei" (as padarias daqui) exalando aquele aroma de pão fresco, de croissants, doces de todos os tipos, tortas... É impossível não ficar com água na boca, cada vez que entro em uma estação de metrô me dá fome! rsrs

Faço questão de destacar as estações de metrô, porque é incrível a quantidade de padarias excelentes que se encontram lá! E aqueles "Krapfen" (ou, em Berlin, chamados de "Berliner Pfannkuchen"), uma espécie de sonhos que desmancham na boca, com os mais variados recheios: geléia de pêssego, creme, chocolate e até tiramisú. Sem falar de todos os doces com massa folhada sequinha recheados de amêndoas, nozes, marzipan...
 
A Alemanha, especialmente Munique, é um paraíso para quem gosta de comida como eu! Ir ao supermercado é um dos meus programas preferidos aqui. No mercado encontramos joelhos de porco gigantes à pururuca, costelinha de porco vendida em quilo, Leberkäse, salada de batata, tudo o que se pode imaginar de pratos prontos, preparados no próprio local, vendidos em quilo, e deliciosos! Ontem mesmo tive uma surpresa maravilhosa, encontramos o que em Blumenau chamamos de Matjeshering, lá feito com sardinha, aqui chamado de Dill-Heringshappen, preparado com arenque, nata, endro e outros temperos, eu fiquei louca quando vi! Quase passei mal de tanto comer. Até já compramos mais! Ontem mesmo o Sylvio foi ao mercado à noite e comprou vários tipos de salsichas, chucrute, pepino em conserva (os daqui são mais docinhos, sou capaz de comer um vidro inteiro!), pães, cerejas, biscoitos.... Hummm... acho que vou sair do computador para preparar o jantar que já está dando fome! :)

Ah, também encontramos um outro digestivo, parecido com Underberg, mas eu achei mais forte, que é Kuemmerling, vou ver se levo uns para o Brasil.

Vou ficar devendo fotos das padarias e dos doces, mas farei algumas nos próximos dias!

Bis bald!!!!!!

 Acho que esse negócio de gostar de salsicha é coisa de família, olha só o que encontramos!

 E ela prontinha para comer aí em baixo, com uma mostarda doce que era uma delícia!

Café da manhã com ovos, torradas, bacon, croissants, geléia...

Os famosos sanduíches com salsichas: Currywurst e Weisswurst

Käsespätzle (Spätzle com queijo com cebola frita por cima)

Mais "Wurst"

Apfelstrudel


3 comentários:

  1. Ai pra que eu fui ler este post... que fome!!! :)

    ResponderExcluir
  2. Você falando da lembrança q vai ter do cheiro das estações de metro, me fez lembrar muito de Praga e Vienna, essas "Bäckerei", faz qualquer pessoa ficar morrendo de vontade de comer um pão, bolo, doce, com café né?

    E em todos países que iamos a melhor parte era ir ao mercado, cada um com seu estilo, sua comida local, e sempre muiiiiiitooo barato, principalmente os derivados de leite. Doces, chocolates e cia. Cerejaaass... ahhh saudade de estar do outro lado do oceano.

    Já a carne sempre foi muito caro.

    Beijos e aproveitem muito.

    ResponderExcluir
  3. Cristiane, realmente a Alemanha é especial! Passamos alguns dias aí e queríamos comer tudo o que víamos pela frente! Uma coisa mais deliciosa do que a outra!

    Parabéns pelo blog, estou acompanhando o dia-a-dia de vocês aí em Munique.

    Abraços

    ResponderExcluir