sábado, 28 de janeiro de 2012

Só na Alemanha

Temos refletido bastante sobre o modo de vida dos alemães e as peculiaridades da cultura desse povo. Por isso, resolvi fazer uma lista de algumas características interessantes que só encontramos por aqui:

- Homens vestidos de Lederhose (a calça de couro com suspensórios que tão bem conhecemos como traje típico da nossa Oktoberfest) no trem, no metrô ou andando pela rua, com seus chapéus com penacho e casacos de lã combinando.

- Mulheres usando Drindl (o vestido típico) em ocasiões formais, como para ir ao teatro.

- Pessoas parando na rua para perguntar se precisamos de ajuda assim que abrimos um mapa.

- Gente comendo joelho de porco às 8h da manhã na estação do metrô. 

- Pessoas apressadíssimas no caixa do supermercado, da padaria ou nas estações de metrô, mas com a maior paciência no trânsito. Dificilmente ouvimos alguém buzinando.

- Pista de mão dupla para bicicletas e quem anda na contramão leva multa.

- Adoro ouvir o "Tchußiiii" (a forma como alguns deles dizem tchau) e o "Super!" (ou melhor, Zupa!!), quando estão empolgados.

- A quantidade de cerveja que eles tomam é algo absurdo, até para quem mora em Blumenau.  

- Homens usando gravata borboleta no dia-a-dia.

- É incrível como tudo aqui funciona. De maneira geral, tudo é organizado, limpo e pontual.

- Dificilmente se vê uma placa proibindo algo. Em vez de "proibir" eles dizem que "não é permitido". Dá no mesmo, mas é mais simpático!

- O respeito pelo que é público (já falei sobre isso aqui no blog outro dia) é admirável. Da mesma forma, como eles conseguiram se reerguer depois da Segunda Guerra, reconstruir tudo o que foi destruído e hoje são a potência que são, atuando como principais responsáveis por tentar tirar a Europa da crise. Para mim, isso tudo poder ser resumido em planejamento, organização, disciplina e trabalho, além da seriedade nos gastos públicos. 

- Eu nunca tive a visão de que os alemães eram fechados, inflexíveis e antipáticos. Mas, muita gente faz esse julgamento. Aqui, tirei a prova de que minha percepção estava certa. Claro que tem um ou outro atendente de padaria que não está de bom humor. Mas de forma geral, eles são solícitos, abertos e amigáveis. 

3 comentários:

  1. Cris!
    To acompanhando o teu blog... e é muito legal! Só acho que tinhas que mudar o título para: Só na Baviera! eheheh :) Os alemães do Norte e mesmo aqui de Berlim falam sempre: O pessoal do Sul não é alemão, é bávaro! :)
    Por aqui, a palavra que mais se vê é Verboten... tudo é proibido... Nos serviços, as pessoas são mal humoradas, beirando a grosseria: raro encontrar alguém sorrindo. Lederhose eu só vejo na torcida do Bayern München em dia de jogo e Dirndl, só vi uma vez pra vender em um brechó.
    Mas o teu texto já traz a explicação pra tantas diferenças... Vai ver é a cerveja e o poder aquisitivo que deixam todos em Munique mais felizes ;) hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ivis!! Sim, sim, eu fui meio "simplista", sei que isso não acontece na Alemanha toda. Nós mesmos brincamos com eles com essa questão de que Baviera não é Alemanha! Ah, e li no teu blog outro dia aquele problema com a responsável pelo teu apartamento, completamente diferente disso que eu relato aqui. É a mesa coisa que a gente falar do Brasil sem considerar as diferenças culturais de cada Estado, não é?! Beijos

      Excluir
    2. Oi Cris, acho que a Ivana tem razao, rsr, tava lendo e pensando: a cris deve morar em Munique :-)

      Mas sim, sim, algumas coisas acontecem aqui tbm.

      Excluir