sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Paris sera toujours Paris...

O que eu posso falar sobre minhas impressões a respeito de Paris? É difícil resumir tudo em uma só frase, mas existe uma canção gravada pelo Maurice Chevalier (não sei quem é o autor da letra), que exprime bem o que eu acho da cidade: “Paris sera toujour Paris, la plus belle ville du monde...” (Paris será sempre Paris, a mais bela cidade do mundo).

A atmosfera elegante, as pessoas educadas, arte e cultura em toda parte... Eu tenho uma relação com o cheiro da cidade. Tem várias cidades cuja primeira sensação que vem quando eu me lembro delas é o cheiro. De Paris eu tenho isso, a lembrança do cheiro.

Se eu pudesse indicar um lugar para passar um dia inteiro exercitando a “L’art de vivre” francesa eu diria: guarde esse tempo para passear por Montmartre, o bairro mais boêmio da cidade, com artistas de todos os tipos, restaurantes fantásticos, arquitetura idem. Coma um boeuf bourguignon no Chez Eugène, uma tarte tatin de sobremesa e beba um vinho da casa por mim. É neste bairro que ficam o Moulin Rouge e a Sacré Coeur. Lá também tive a felicidade de visitar Juarez Machado, artista catarinense que ganhou a França com seu talento e suas excentricidades.

Mas também não é possível deixar de conhecer, estando em Paris, o apaixonante Musée d’Orsay, às margens do rio Sena, com seus Degas, Van Gogh, Monet, Cézanne, Gauguin, Matisse, Manet, e tantos outros. Na minha leiga opinião, tudo o que eu mais gosto de arte ocidental do início do século 19 e início do século 20 está lá. E o Orsay é muito mais acessível (no sentido de facilidade para conhecer as coleções) do que o Louvre.

Claro que é indispensável visitar os pontos turísticos como Torre Eiffel, Arco do Triunfo, os teatros (o Opera Garnier é minha sugestão), as lojas, catedrais, enfim, tudo o que puder. Mas não deixe de tirar um tempo para viver e respirar a cidade.


Para ajudar a programar a viagem, visite:  http://www.parisinfo.com/

Adoro essas feirinhas no meio da rua.
 
Vista que temos da cidade a partir do morro onde fica a Sacré Coeur.

 Place du Tertre
 
 Cena típica da França.
 
 Os cafés de Paris.
 
 Trocadero e Torre Eiffel.
 
 Passeio no Car Rouge, ônibus turístico aberto em cima, recomendo porque passa pelos principais pontos turísticos da cidade, com audio explicando tudo.


 Mais feirinhas no meio da rua.
 
 Tem algo melhor que a baguete da França fresquinha? Só se for o croissant!
 
Na casa do Juarez Machado, em Montmatre. 
 

Em frente ao Opera Garnier.

4 comentários:

  1. que delicia Cris... amo Paris, queria muito voltar .... rs!!
    o blog eh novo? adorei>>>
    sucess!!
    um bj doce e bom fim de semana!!

    tem um sorteio la no blog, passa la pra participar é so deixar o nome!!
    bj bj
    vou comentar com o login do blog antigo, vc nao liberou comentarios de sites....
    mas saves one é a abobrinha né...rs!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Roberta! Sim, o blog é fresquinho. Fiz para servir de diário para nossa viagem do final do ano. Já liberei para comentários de sites, obrigada pela dica! Também já vou passar lá no blog! Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Cris. Paris é uma cidade que tem seu charme, pontos turísticos muito lindo, mas eu discordo do autor da música que fala que é a cidade mais bela do mundo. Já fui 3x para Paris e confesso que com o tempo tenho gostado mais da cidade, mas minha primeira impressão não foi nada boa. Eu não recomendo a ninguém visitar a Alemanha primeiro e depois ir para Paris. A limpeza, a organização e a sensação de segurança da Alemanha trazem uma falsa impressão de que isso se repete em todas as cidades da Europa e não é bem isso que se vê em Paris. Já em cidades pequenas da França é possível encontrar mais limpeza e principalmente segurança (tentaram roubar a certeira de meu amigo no Metro em Paris). Não quero aqui parecer negativa ou crítica quanto a cidade, apenas comentar sobre os outros aspectos da cidade. Paris é, e continuará sendo uma das cidades mais visitadas do mundo. Recomendo começar visitando Paris (para abrir o apetite de conhecer a Europa) e depois ir explorando cidades como Praga, Hamburgo, Bruxelas e cia. E vcs, vão pra cidade no final do ano? Beijo

    ResponderExcluir
  4. Oi Gabi! Obrigada por compartilhar suas impressões com a gente. É que nós realmente tivemos experiências incríveis em Paris. Nossa programação de final de ano é a seguinte: dia 24.12 chegamos a Frankfurt, dia 25 vamos para Rothenburg ob der Tauber e dia 27 para Berlin. Dia 31 vamos para Munique e ficamos por lá até 28.01. Ficas na Alemanha nesta época? Beijos.

    ResponderExcluir