segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Despedida de Rothenburg ob der Tauber

Amanhã cedo partiremos de Rothenburg ob der Tauber e deixaremos aqui um pedacinho de nós, como estou certa que deixaremos em cada uma das cidades pelas quais passarmos na Alemanha. Sabe aquela sensação de “eu pertenço a este lugar”? É assim que a gente se sente ao descobrir cada história, ao conversar com as pessoas, ao participar de uma missa, ao experimentar cada novo sabor, a andar pelas ruelas estreitas de paralelepípedo e admirar as diferentes formas de expressão da arquitetura, do artesanato e da arte.

Ontem não escrevi aqui no blog à noite, mas tivemos um jantar delicioso no Kartoffelstube. O Sylvio, super light, pediu uma salada. E eu, claro, comi quase meio pato recheado com knoedel e salada! Estava uma delícia! Para terminar, um kirchewasser (na tradução literal, água de cereja, uma cachaça bem forte produzida a partir da fruta).

Hoje tivemos um dia maravilhoso. Iniciamos com um Oratório de Natal na Igreja St. Jakobs. Pensávamos que seria um concerto, mas foi mais do que isso. Houve o culto habitual com a liturgia e a prédica, mas durante todo o ritual foram cantadas peças de Bach, com acompanhamento de órgão de tubos, Orquestra de Câmara e o coral da igreja. Algumas músicas toda a comunidade cantava e outras eram apresentadas pelo coral. Foi lindo, emocionante participar desse momento. Imagina se toda igreja no Brasil executasse Bach!

Logo depois, fomos até a estação de trem verificar os horários de trem para Berlin e continuamos nosso passeio pela cidade. Visitamos o Museu do Natal, que fica junto à Käthe Wohlfart, uma loja gigantesca de produtos natalinos. Infelizmente, como todo o comércio por aqui, a loja estava fechada. Na verdade, apenas uma pequena parte junto ao museu foi aberta. Conseguimos comprar somente algumas lembrancinhas de natal, mas valeu à pena, o lugar é encantador.

Também visitamos o Museu Criminal, onde estão expostas diversas ferramentas de tortura utilizadas desde o século XIII. Embora o lugar tenha uma energia bem negativa, foi interessante conhecer um pouco da história.

Passeamos muito pela cidade hoje, fomos até um parque, andamos pela região central, tomamos Glühwein e comemos Schneeball (super típico aqui, a tradução do nome seria “bola de neve”, é uma massa bem leve frita e passada no açúcar de confeiteiro).

 Agora à noite jantamos aqui perto do hotel, uma comida ótima: eu pedi Käsespätzle com salada e o Sylvio uma salsicha com salada de batatas. Ah, e a sobremesa: Apfelstrudel com nata! Ai, ai... Já sei o que a minha mãe está pensando ao ler sobre a comida, que eu vou voltar uns 5 kilos mais gorda! :) Acho que não, porque está bem frio e estamos andando bastante!

Por enquanto é isso, daqui a pouco notícias de Berlin!!

Auf Wiedersehen!!





Esse é o pato sobre o qual eu comentei!


A nossa Gasthaus era uma delícia, tínhamos até a chave de casa!

5 comentários:

  1. Rothenburg é realmente simpática né? Aproveitem Berlim e depois relatem como é o Sylvester por lá, é famoso, mas eu realmente não sei do que se trata. Boa viagem!!

    ResponderExcluir
  2. Td muito bonito. A comida apetitosa. Aproveitem.

    ResponderExcluir
  3. Lugar lindo. Gostei do texto sobre as atividades de vocês. Continuem postando. Abraços a ambos. Charles Schwanke

    ResponderExcluir
  4. Oi, estou adorando os post, me sinto vivenciando o lugar. Muito legal. Bjs Adri Schimila

    ResponderExcluir