quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Preparativos para as férias na Alemanha

Agora que está chegando pertinho (falta quase uma semana) estou começando a ficar ansiosa para a viagem. Acho que está caindo a ficha que 40 dias longe de casa é muito tempo! Mas, dessa vez, acredito que não vou sentir tanta saudade como na última viagem longa (que foi a de um mês para a Holanda), porque lá eu estava sozinha e agora o meu maridão vai comigo e vou poder curtir bem mais os passeios, jantares, visitas a museus, experiências novas... e os estudos, é claro! Porque essa viagem não vai ser apenas lazer, vamos “ralar” durante quatro horas por dia para voltar com o alemão tinindo!

Bom, vamos ao que interessa, vou compartilhar um pouquinho das experiências do pré-viagem com vocês. Quem estiver organizando uma programação parecida, já pode pegar umas dicas por aqui.

O curso intensivo de alemão faremos no DID - Deutsch Institut, em Munique. No início, queríamos uma cidade menor. Mas, em janeiro é mais difícil encontrar cursos nessas cidades e, como o único período em que conseguimos pegar férias mais longas é em janeiro, optamos por Munique até porque o sul da Alemanha é uma região com a cultura mais parecida com a qual estamos acostumados por aqui, trazidas por nossos antepassados.

Outro motivo pelo qual optamos pelo DID é que eles têm a opção de alugar studios - um loft, pequeno mas com tudo o que precisamos: quarto, cozinha, banheiro privativo, salinha de estudos. No Goethe, que era nossa primeira opção, só há possibilidade de ficar em residência estudantil ou casa de família. A necessidade de mais privacidade pesou nessa decisão.

O atendimento do DID é excelente. Todas as dúvidas são prontamente respondidas. O processo de matrícula é muito fácil, todo o atendimento é feito em português. O único porém é que o pagamento tem que ser feito integralmente adiantado, assim que fechamos a matrícula.

Uma dica para as passagens é o planejamento. Se você já tem a data de quando viajar com bastante antecedência é possível comprar as passagem até 11 meses antes da viagem com preços bem mais acessíveis. Foi o que fizemos. Compramos pela Trip Service.

Outra sugestão são os passes de trem para estrangeiros. Compramos o German Railpass, que dá direito a dez trechos para qualquer lugar da Alemanha em um mês e incluiu também cidades na Áustria e Suíça.  Sai bem mais barato do que comprar as passagens separadas. Existem passes também que incluem outros países da Europa. Mas, como vamos nos concentrar na Alemanha, optamos por este. Compramos os passes e o seguro pela TT Operadora, que tem um excelente atendimento e conseguimos fazer tudo por email e telefone.

Chegaremos no dia 24 em Frankfurt, dia 25 seguimos para Rothenburg ob der Tauber, dia 27 vamos a Berlin e dia 31 de dezembro seguimos rumo a Munique, onde passaremos quatro semanas estudando. Todos os hotéis até chegar a Munique foram reservados pelo Booking, que oferece preços bem competitivos, possibilidade de cancelamento de reserva e a cobrança é feita apenas no local, não precisamos pagar nada adiantado.

Por enquanto, esses foram alguns dos preparativos. O resultado vocês vão poder acompanhar aqui no blog a partir do dia 23 de dezembro!

Até!


3 comentários:

  1. Olá Cristiane, estive 1 mês em Bayern esse ano e posso te ajudar com dicas. Se quiser, podes me telefonar. Se não nos falamos mais, boa viagem e bom proveito. Beijos, Monika

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Monika! Temos alguns amigos morando por lá também e já estamos planejando alguns programas. Mas, se precisar eu te peço ajuda sim!! Beijos

    ResponderExcluir
  3. O blog está maravilhoso. que saudades da linda Rothenburg...aproveitem bastante e feliz 2012.
    em alemao agora:
    Thu blog ind maravilhkoft. and sautodes ind lindktopft Rothenbug. aprthegnem bashontepkkentein e freliche 2012.
    Marion e Daniel. Blummnau, Santa Cataurina, Brazil

    ResponderExcluir