quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Impressões de Berlin

Estamos na terceira noite em Berlin. Como tivemos pouco acesso à internet, postamos notícias somente agora.

Começando pela vinda de Rothenburg ob der Tauber, saímos de lá no dia 27 pela manhã e pegamos um trem às 10h06 em direção a Berlin. Fizemos conexões em Steinach e Göttingen. Chegamos a Berlin por volta das 15h35. Da estação central até o nosso hotel viemos de trem (S-Bahn), foi muito fácil encontrar, nosso hotel fica praticamente na porta da estação Oranineburger Strasse. Aliás, tivemos muita sorte, porque escolhi o hotel pelo Booking, sem conhecer, e é super bem localizado, muito astral, todo decorado com quadrinhos de um artista colombiano nas paredes, moderninho, aconchegante. O hotel é hoje onde morou Wilhelm von Humboldt, fundador da universidade de Berlin em 1810.

No dia 28 fizemos um passeio lindo de bicicleta pelo centro oriental e pelo centro ocidental de Berlin. Saímos do hotel, onde alugamos as bikes, passamos pela Ilha dos Museus em direção à Bebelplatz, na Unter den Linden, onde fica o Portão de Brandenburgo; continuamos pelas margens do rio Spree passando pelo Reischtag (Parlamento Alemão) e chegando até a Siegessäule, um monumento que hoje é o símbolo de Berlin, construído após sucessivas vitórias alemãs sobre outras nações no final do século XIX.

Depois de visitar alguns lugares, tirar muitas fotos, comer e passear bastante, voltamos ao hotel para repor as energias e sair para conhecer algumas lojas famosas de Berlin, como a Kadewe e a Galeria, porém, como ontem as lojas fechavam às 20h e hoje só às 22h, deixamos para fazer umas comprinhas hoje.

Um vídeo com um pouco do nosso passeio:


Hoje acordamos um pouco mais tarde e fomos tomar café em uma padaria aqui perto do hotel. Logo em seguida, fomos à Nordbahnhof visitar um espaço dedicado a uma pequena parte do Muro de Berlin. Foi impressionante conhecer de perto uma parte tão significativa da nossa história recente. Vimos também como os russos controlavam o território oriental, inclusive as estações de metrô, que possuíam um rígido sistema para impedir a fuga dos alemães que ficaram na área controlada pelos soviéticos.

Passeamos também pela região da Franzsösiche Strasse e passeamos pelo efervescente comércio da Friedrich Strasse com suas lojas de grife, promoções e muito movimento. Ainda fomos à Alexandreplatz, onde há uma espécie de mercado gastronômico no meio da praça: diversas barraquinhas vendendo os quitutes típocos alemães, salsichas de todos os tipos, Glühwein, pães, etc. É claro que fizemos uma parada por lá antes de continuar o passeio. Na Alexanderplatz fica a Fernsehturn, a torre de televisão que é conhecida como a estrutura mais alta da cidade, com 365 metros de altura. Passamos também pela Rotes Rathaus, a prefeitura de Berlin.

Percebemos um grande movimento na cidade, imaginamos que seja para o réveillon, ou Sylvester para eles. Na região do Portão de Brandenburgo está sendo montada uma estrutura gigantesca para a festa da virada de ano, deve ser realmente linda, mas não estaremos aqui, dia 31 já vamos para Munchen.

Eu gostei muito de Berlin, é uma cidade imponente, tudo é extremamente grande, as construções são monumentais, as ruas são largas. O sistema de transporte público funciona de forma exemplar. O detalhe é que não há catracas nos metrôs ou estações de trem. A pessoa paga pela passagem e fica com ela no bolso, não precisa apresentar a ninguém. Além disso, todas as formas de transporte público são harmoniosamente integradas: o metrô, o trem de superfície e o ônibus, além do "bonde" elétrico (este último ainda não experimentamos).

Hoje à noite ainda devemos sair para conhecer um pouco mais da noite de Berlin, que não para, mesmo com o frio que faz lá fora!

Bis bald!


 O parlamento de Berlin acima e abaixo.

O pequeno joelhinho de porco do Sylvio
Viagem de trem para Berlin

5 comentários:

  1. Tuas palavras fazem me lembrar um pouco do tempo que ai estive. Mas tbm de primeiro momento me impressionou que vc mesmo compra seu ticket de metro, tran, bus... vc autentica e vc guarda. Se um dia algum fiscal parar vc apresenta senão não. E todo mundo faz direitinho, não tem ng tentando burlar nada, tem os q compram o cartão q vale pro mês e ai vai. Mas tudo funciona muitooooo bem.

    A viagem de trem de dia é maravilhosa, vc percebe a mudanças nítidas de um país para outro.

    Enfim, continuem curtindo muito, pq tudo vale muito a pena. Saudade de cada cantinho ai.

    Por acaso vcs vão a Praga?
    Beijos e um feliz ano novo!

    ResponderExcluir
  2. Cris mandando e-mail para a Presse e Sylvio fazendo clipping, heheh! Brincaderinha a parte, muito show as fotos e adorei o post. Bjs :)

    ResponderExcluir
  3. Nossa, é uma excelente narrativa descrevendo cada um dos lugares que visitaram. Desperta naturalmente uma vontade de arrumar as malas e comprar um ticket last minute pra Alemanha agora mesmo. Parabéns pela riquíssima natureza dos detalhes aqui expostos, sem falar das impressionantes fotos até agora. É impossível não imaginar em cada um dos parágrafos o momento que vocês estão vivendo. Keep it coming! Frohe Feiertage!!! Um abraço, Paulo!

    ResponderExcluir
  4. Oi Anne!! Não iremos a Praga, agora vamos ficar mais para o sul mesmo, provavelmente iremos a Austria e Suíça nos fins de semana porque durante a semana estamos estudando! Beijos e um ótimo 2012!!!

    ResponderExcluir
  5. Obrigada, Paulo!! Um excelente 2012 para você!!!

    ResponderExcluir