sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Anna Palowna e o mosaico de flores

Eu tive a sorte de passar por Anna Palowna, uma cidadezinha super charmosa ao norte da Holanda, próxima a Den Helder, em um dos dias mais importantes da cidade, o Bloemendage, ou “Dia das Flores”. É a data em que os moradores da cidade juntam-se em grupos para fazer mosaicos de flores. Há uma competição para escolher qual o mais bonito. Eu perguntei a uma conhecida lá o que o vencedor ganhava e ela me respondeu que não havia prêmio, era só a alegria de ganhar a competição mesmo.

Mas, também, com a cidade toda enfeitada com lindos desenhos feitos de bulbos de flores, acho que todos os habitantes tem um dia muito especial. São desenhos lindíssimos, incríveis, temos que chegar bem pertinho para ver que são feitos de flores mesmo. Os moradores passam dias trabalhando nesses “quadros” que vão enfeitar os jardins das casas. Eu inclusive acompanhei a confecção de uma dessas obras, inspirada em uma foto da Tina Turner. O trabalho é super detalhista, eles escolhem as cores e tamanhos dos bulbos e das flores com muito cuidado para ficar tudo perfeito.

Anna Paulowna é uma das maiores áreas de cultivo de bulbos de tulipas na Holanda. Há cerca de 450 diferentes tipos de tulipas sendo cultivados lá.

Confesso que não cheguei a visitar a cidade com calma fora desse dia comemorativo. Mas, fique atento, se você passar por perto de Anna Palowna no início de maio, sugiro que dê uma olhada na programação da cidade para ver se o festival está próximo.

Neste site você encontra mais informações sobre a cidade.

 Esse é um dos meus preferidos, o Asterix, é praticamente uma instalação, o cachorrinho faz xixi e sai fumacinha do caldeirão.



 Mesmo as casas onde não há os mosaicos são enfeitadas com flores e com as cores da bandeira holandesa.
 As pessoas lotam as ruas tirando fotos e assistindo ao espetáculo das flores.

 O bom humor holandês!
 Olha só essa ponte! E eu lá no meio da moldura!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário